sábado, 15 de agosto de 2015

O golpe contra a arbitragem Brasileira

           
Já não bastam que algumas federações e clubes fazem com os árbitros de futebol, aí vem a presidenta da República vetar o artigo que contempla à Arbitragem na Medida Provisória 671; que vetou 0,5% que garantiria o direito de arena à classe, ou seja, o direito de imagem sobre os árbitros. E quem pagaria isto? A origem dos recursos sairia do valor pago pelas empresas detentoras dos direitos de transmissão do Brasileirão, sem qualquer ônus para o Estado Brasileiro.

Marco Martins - Presidente da ANAF
Foi a primeira vez que tivemos manifestações em vários estados do país, uma envergadura que marcou a história da arbitragem brasileira. E quem coordenou toda esta manifestação pelo país a fora? Foi a entidade que bem representa a classe, chama-se ANAF, uma associação que sempre lutou e que agora entrou com tudo para defender os direitos dos seus associados e da categoria. Vários sindicatos dos árbitros também entraram na luta em prol dos direitos que são muito válidos e que não se podem negar.

Mas por que é um golpe contra a arbitragem brasileira? Quando se fala tanto e luta para que os nossos árbitros sejam profissionalizados o governo federal não pode se esquivar de apoiar e votar qualquer matéria ou medida provisória que venha a beneficiar a esta classe. E podem os árbitros fazerem paralisações ou até greve? Podem sim e devem. O estado de greve é um fato político, sem previsão na Lei n.º 7.783/89, sendo criado com o objetivo de mobilizar a categoria profissional para uma futura paralisação, não tendo o condão de suspender os contratos de trabalho dos trabalhadores – principal efeito da greve.
O dia em que os árbitros mostraram sua força, 12 de agosto de 2015 foi o dia em que o Brasil assistiu a maior manifestação dos árbitros de futebol da história. Minuto de silêncio, faixa preta no braço e a placa indicando 0,5. Referência ao protesto da categoria pelo veto ao artigo da lei que concederia aos árbitros 0,5% de direito de arena, possibilitando a melhoria da qualidade da arbitragem.

Viva a luta dos árbitros e que possamos divulgar o que a ANAF e seus sindicatos venham fazer em prol dos direitos e melhorias da classe chamada árbitro de futebol!
Diga sim a efetivação dos direitos da arbitragem de futebol. Como diz o slogan da ANAF: “Juntos somos mais fortes”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário